Contacto

Leite Silva.....zeventura@netvisao.pt

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Regresso

30 De Outubro de 1975 – Regresso do Batalhão de Cavalaria 8322.
A partida de Luanda foi muito atribulada pois na altura ainda estava a decorrer a ponte aérea que transportava para Portugal os “retornados”, era assim que se denominavam os residentes em Angola que voltavam ao País.
Ao nosso Batalhão coube um avião da Swiss Air que aterrou em Lisboa por volta das 22 horas.
Esta fotografia foi tirada a poucos minutos de embarcar e nela podemos ver um grupo de furriéis da CCS.

domingo, 26 de outubro de 2008

À saúde…

Nos jardins do Hotel S, Pedro em Arouca, a festa do Batalhão foi sempre animada. Nesta mesa com o Alcides risonho, o Fernando propõe um brinde ao encontro.
Curioso que ambos já organizaram estas reuniões. O Alcides em Coimbra e o Fernando no seu restaurante em Elvas, onde é especialista em Casamentos e outros eventos.

Leite Silva

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Olha que três

Este trio composto pelo António Gonçalves ou Tony como toda a gente o conhece, Armando Serra, Mecânico Rádio, e o Heleno, “furriel Oper. Especiais”, está em amena cavaqueira. A boa disposição foi uma constante no Encontro de Arouca.
Provavelmente nesta altura o Serra estava a contar ao Heleno que já estava reformado do Metropolitano de Lisboa.

Leite Silva

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Encontro de Amigos

Angola já ficou para trás há 38 anos,(há sempre pessoas atentas, emendo para 33) mas nos encontros do Batalhão continuam a aparecer, pela primeira vez, companheiros que nunca tinha sido possível contactar.
Exemplo disso é o Fernando Pereira, Furriel da 1ª Companhia, (de óculos à esquerda), descobriu estas reuniões através do Blog e em Arouca marcou presença.
Nesta fotografia do encontro de Arouca podemos ver ainda o Valério e à direita o “pilar” do Batalhão; o 1º Sargento Roque.

Leite Silva

domingo, 19 de outubro de 2008

O Blog foi notícia

Este Domingo a Revista do Correio da Manhã traz nas suas páginas uma reportagem da jornalista Marta Martins Silva com o título “A Guerra num Blogue”.
Fala-se da guerra do Iraque, da Bósnia e obviamente da “Guerra do Ultramar”.
Como é dito na reportagem o Blog Saurimo não é um relato de histórias de “faca e alguidar”, mas sim um ponto de encontro de amigos e uma forma de “contar ao Mundo o que o passado guardou mas não esqueceu.”.


Zé Ventura Leite Silva

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Encontro de Arouca

Esta fotografia regista o momento da chegada a Arouca do Carlos Silva e do Alcides, que veio até este encontro um pouco mais descansado que o ano passado, pois coube-lhe a tarefa de organizar o Encontro de Coimbra em 2007.

Leite Silva

domingo, 12 de outubro de 2008

O Furriel e o Comandante

Nesta foto podemos ver o nosso Comandante Correia de Araújo e o “Furriel” Fonseca.
São duas figuras indispensáveis nestes encontros. O Comandante que passados tantos anos mantém a sua postura militar, por vezes até exagerada, mas é um bom companheiro.
O Furriel Fonseca, da 3ª Companhia, irradia simpatia e boa disposição, ou não fosse ele “Um homem do norte, carago.”

Leite Silva

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Companhias....Firme...

No Encontro de Arouca as Companhias posaram para as respectivas fotos.




terça-feira, 7 de outubro de 2008

Vítor Grácio

O Vítor Grácio era Furriel da CCS. Não fez parte inicial do Batalhão, Juntou-se a nós já em Angola, isto porque depois de uma “revolução” no seu Batalhão que estava aquartelado em Cabinda(?), foi “premiado” com a transferência para o nosso grupo.
Para os amigos mais chegados era conhecido pela alcunha de “Comandante Escalitre”.

Os últimos anos tinham sido difíceis devido a problemas de saúde e no encontro de Arouca ao conferir a base de dados lá estava a terrível informação o Grácio faleceu em 26-06-2008.

Nunca perdeu o tique de liderança, era Comandante da Cruz Vermelha de Tavira.
A vida na sua marcha devoradora não pára, fica a recordação e o privilégio de o ter tido como amigo.

Leite Silva

domingo, 5 de outubro de 2008

2008 – Arouca – 11º Encontro

Tal como o combinado, o Américo Teixeira de Arouca recebeu o Batalhão de Cavalaria 8322 para o 11º Encontro. A concentração foi feita junto ao Mosteiro seguindo-se depois o repasto nos jardins do Hotel S. Pedro.
Talvez porque a crise faz sentir os seus efeitos, não fomos muitos os participantes no encontro, mas a animação é sempre uma constante nestas almoçaradas.
Para o próximo ano a tarefa de organizar esta reunião foi entregue ao José Vinagre e ao José Biléu que nos vão levar até Mora.